SEU JOÃO
Ele começou a cantar dedilhando sua viola: Mayanty Koatay 108 Mayanty Tia Neiva…
Foi em uma viajem no trenzinho ligeiro que perdeu suas três últimas composições se arrastarando pela serra do mar bem no véu da noiva a se encantar.
Eu estava nas composições que desengataram e não tive medo, porque eu sabia que o espírito livre das amarras não teme seu destino.
Foi uma longa e curta viagem com destino ao reencontro com nossa mãe Iemanjá. Ali, nesta serra do mar, tem algo escondido no meio da montanha encoberto pelas matas. Não deu para ver o que era porque foi muito rápido a passagem.
Seu João violeiro deu os primeiros acordes em homenagem a tia Neiva, porém ele parou quando fomos separados. Ele me deixou uma fita casset branca encardida muito antiga que tinha registros dos primeiro projetos deste amanhecer. Já nem existem porque nem se usam mais, porém o registro está guardado. São velhos amigos de tia Neiva que se distanciaram por caminhos distintos.
_ Meu mestre! Entregue para tia Neiva, minha mãe, este presente! Ela saberá quem eu sou e porque estou aqui neste trenzinho indo embora!
_ Salve Deus!
Eu não conheci este homem em vida ou não me lembro dele porque já estamos caminhando a muitos anos construindo um sonho de amor e esperança. Desde que eu assumi este compromisso com tia Neiva e pai Seta Branca eu tenho pelejado muito nesta batalha de reescrever a minha história. Não sou melhor que os demais, até me sinto pior, porque vendo estas partituras rabiscadas pelas mãos divinas eu me sinto um pequenino ser. Como eu poderia ser maior que os seres superiores arrastando meus pés nesta terra.
Quatro anos, 1980 à 1984, ininterruptos para aprender a magia original. A verdade cega pela incompreensão de um povo que veio completar seu ciclo evolutivo. A luz do caminho é um pequeno farol que ninguém alcança, mas sempre estará no mesmo lugar.
Os grandes violeiros do amanhecer, desde o General até os futuros acordes sempre trarão músicas para encantar os nossos corações. Violeiros do amanhecer compilem e guardem os registros históricos para que nada se perca. A nossa história será guardada pela contagem do tempo. Assim como das pirâmides e outros sítios arqueológicos nós ficaremos marcados para os nossos descendentes. É história que ficará nos anais da humanidade.
Após as composições pararem no meio do caminho eu fui resgatado. Alguém me buscou a me trouxe de volta. O seu João foi embora levando consigo a sua história, as suas músicas. Eu vou entregar a Koatay este recadinho.
Salve Deus!
Adjunto Apurê
An/Un
05.10.2024